terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os 75 anos de Aaron Copland




Há exatos 34 anos o Jornal do Brasil homenageava um dos mais importantes compositores norte-americanos de música clássica do século XX, Aaron Copland, que completava 75 anos de idade e ficou conhecido como o compositor que popularizou o erudito.

Incorporando o estilo da “escola nacionalista” da música norte-americana, o neo-romantismo de Samuel Barber e o experientalismo de John Cage, Copland conseguiu uma posição singular na música dos Estados Unidos, utilizando técnicas de harmonia e contraponto, ritmo e composição seriada e escrevendo uma música “funcional”, de grande apelo popular para ser executada por crianças de escolas, ouvida em trilhas sonoras de filmes ou em balés.

– Nunca quis que a minha música fosse hermética. Procurei então me expressar nos termos mais simples. Desejo que minha música seja apreciada pelo maior número de pessoas – disse certa vez.

Nascido em 14 de novembro de 1900, no bairro do Broklyn, Nova Iorque, Copland compôs um grande número de obras, das quais 50 foram publicadas. Entretanto, sua contribuição à música erudita dos Estados Unidos transcendeu ao papel de compositor. Como pianista e regente, estimulou a execução de novas obras, sempre na tentatica de divulgar a música para o grande público. Mas nem por isso a arte de Copland sofreu um processo de vulgarização, muito pelo contrário, à medida que evoluia, sua linguagem se tornava mais simples, porém fundamentada numa harmonia altamente sofisticada.

Não foi somente na música orquestral e de balé que o compositor exercitou sua criatividade. Também na música de câmara suas composições de sonoridade popular e estrutura melódica complexa provocaram controvérsias e admiração.

Formação e prêmios
Aaron Copland teve uma formação musical com base e eixo na universidade. Cursou a Berkshire Music center, em Tanglewood e foi compositor residente do Darmounth College, o que consolidou sua criatividade, fato que provávelmente foi responsável pelos importantes prêmios obtidos em sua carreira. Aaron Copland foi um dos compositores mais premiados da história da música erudita norte-americana, tendo recebido o Oscar, um título de Doutos Honoris Causa, além de ter sido eleito para a American Society of Arts and Letters e de ter sido agraciado com a Presidentioal Medal of Honour, que lhe foi conferida pelo presidente Johnson em 1964. Além disso, Aaron Copland também é reconhecido por ter sido um dos mais respeitados escritores sobre música dos Estados Unidos, tendo recebido um Prêmio Pulitzer por seus livros.

Abaixo, os vídeos de Appalachian Spring, uma das mais famosas e belas composições de Aaron Copland.

Esse texto foi tirado do blog Hoje na História,do JBlog.Segue o link:
http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2009-11

Breve posterei os vídeos de:Appalachian Spring.

Abraços a todos e tome música!

Devanil Silva



Nenhum comentário: